Manipulação do Relatório do IPCC

Fala Galera!!!


Essa semana eu estava pensando no que postar no blog que tivesse a ver tanto com nosso tema: Sustentabilidade, quanto com a disciplina de Diplomática e Tipologia Documental, daí me veio a cabeça um post do blog da Rosana Jatobá que eu havia lido há alguns meses. Esse post falava sobre uma cirurgia que ela havia passado e também sobre uma discussão que ela teve com o sogro dela a respeito do aquecimento global. Acesse o post aqui 

Nessa discussão Rosana Jatobá defendia os ambientalistas e seu sogro a confrontava, mas os dois se embasavam o tempo todo. Em certa hora do diálogo Rosana menciona, segundo ela, "o mais extenso e completo documento sobre as mudanças climáticas, o IPCC", e é nessa hora, meus amigos, que entra nossa questão Diplomática/Ambientalista! O sogro de Jatobá rebate seu argumento com a seguinte afirmação: "- Relatório manipulado para atender a grupos interessados nas polpudas quantias destinadas às pesquisas do clima!" e continua: " - Como eu posso acreditar que os modelos climáticos acertarão as previsões para daqui a 50 ou 100 anos,  se eles não conseguem dar conta de eventos de curto prazo?" e ainda finaliza dizendo assim: "- Em meados do século dezenove, quando mal se ouvia o barulho do motor,  a concentração de CO2 chegou a superar 500 ppm.   E nós estamos aqui pra contar a história…"

Galera... Eu me lembro que fiquei com aquilo martelando na minha cabeça por vários dias. Como um relatório dessa grandeza e importância poderia ter sido manipulado? Será que a afirmação do sogro da Rosana tinha fundamento? Daí fui no nosso querido oráculo Google para pesquisar... Primeiro vou contextualizar. IPCC, para quem ainda não ouviu falar, é a sigla de Intergovernmental Panel on Climate Change e segundo reportagem do portal Terra (disponível aqui): 

"O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) é um órgão composto por delegações de 130 governos para prover avaliações regulares sobre a mudança climática. Nasceu em 1988, da percepção de que a ação humana poderia estar exercendo uma forte influência sobre o clima do planeta e que é necessário acompanhar esse processo."

Ainda me embasando na reportagem do portal Terra, em 2007 o IPCC se tornou uma referência nas discussões sobre as mudanças climáticas e seguindo as informações desse órgão a ONU (Organização das Nações Unidas) divulgou quatro capítulos de um relatório sobre o aquecimento global, documento que Rosana Jatobá se referia.

Bem, na minha pesquisa sobre as fraudes nesse relatório cheguei em uma reportagem da revista Veja (disponível aqui) cujo título é: "O dogma derrete antes das geleiras". Essa reportagem reafirma o que o sogro da Rosana havia dito sobre as manipulações. Veja um trecho dela:


"Descobriu-se que muitas das pesquisas que dão sustentação aos relatórios emitidos pelo IPCC não passam de especulação sem base científica. Pior que isso: os cientistas que conduzem esses estudos manipularam dados para amparar suas conclusões."


Meus amigos, que safadeza!!! Hoje em dia a gente pode acreditar em que? Meus colegas do Papel Noel, acho que eu vou me juntar a vocês para organizar o arquivo do Papai Noel!!!


 A reportagem da Veja ainda aponta esse cientista, Phil Jones, da foto ao lado, como um dos cientistas que admitiram ter manipulado dados do relatório. Phil, depois de admitir a manipulação, ainda afirma que desde 1995 o planeta não tem sofrido aquecimento algum.


Depois de todas essas informações fiquei pensando em duas coisas: primeiro, se um relatório dessa magnitude, elaborado por cientistas renomados e por um órgão representante de 130 países junto com a ONU, tem suas informações manipuladas, quantas informações nós julgamos verdadeiras e na verdade são meras mentiras para obter algum tipo de lucro? E, segundo, (puxando pro lado da Diplomática) cadê a veracidade desse documento? Autêntico, mas inverídico?


O que vocês acham galera? Opinem! Quem tiver mais informações a respeito do assunto, por favor me mandem! Um abração pra todos!


Ass. RODRIGO LIMA

Fontes: Revista Veja
            Portal Terra
            G1 Rosana Jatobá

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário







Blog da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo professor André Lopez, cuja temática é sustentabilidade e meio ambiente. Além de trazer postagens sobre os temas mencionados, o site será utilizado para realizar tarefas da disciplina, desafios e o trabalho final.