Paul Otlet o idealizador da web


Paul Otlet e o blog



Paul Otlet visionou a idéia de um novo meio para a pesquisa, recuperação da informação e também a leitura e escrita de textos através de uma base de dados mecânica armazenada em minhões de fichas 3x5. Este instrumento não só permitiria a pesquisa como a conexão entre os documentos, as pessoas poderiam acessar as informações através de um “telescópio elétrico”. Ele foi o inventor da palavra “link”, que descreve as relações entre termos/documentos.
Para o nosso blog as contribuições de Otlet são de extrema importancia, pois o uso de ferramentas de escrita, leitura, de busca e recuperação da informação é imprescindível para a boa estrutura e manutenção de documentos relativos as necessidades informacionais das franquias.


A conjunção da Arquivologia com a Ciência da Informação
uma tentativa de exemplificar a problema com um exemplo prático do blog

Na trajetória da CI, podemos ver a arquivologia, considerada por uns como ramificação/ subárea da CI e por outros como uma área paralela, independente, mas o que não pode ser negado são as relações existentes entre estes ramos. Tanto a Arquivologia quanto a CI possuem a informação como objeto de estudo (no caso da arquivologia a informação orgânica registrada) e funções sociais (recuperação, disseminação, etc.). O histórico da Arquivologia é construído desde o séc. XVIII, como parte das funções administrativas necessárias. Assim como na CI, também no séc. XX, a Arquivologia passa a ter uma função mais social e logo após ganha status de curso de graduação, aqui no Brasil. Esta disciplina é vista por alguns autores como auxiliar de outras (história, administração) e por outros como uma disciplina autônoma, o mesmo impasse podemos ver com a CI.
Devido ao tamanho da CI e suas diferenças em relação a arquivologia é que a análise da informação principalmente em relação a documentos de franquias, estes que são necessários em todo o processo de criação e manutenção, deve ser feita de maneira cuidadosa.

Referencias
CAPURRO, Rafael. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da
Informação, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://
www.eci.ufmg.br/pcionline/index.php/pci/article/view/54/47>. Acesso em: 05/03/2010.

  links sobre Paul Otlet

ESSE DESAFIO FOI COPIADO DO BLOG Papel Manteiga. ELE FOI FEITO POR NOSSA EQUIPE JUNTO COM TRÍCIA RIBEIRO, EM: 05/11/2010.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário







Blog da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo professor André Lopez, cuja temática é sustentabilidade e meio ambiente. Além de trazer postagens sobre os temas mencionados, o site será utilizado para realizar tarefas da disciplina, desafios e o trabalho final.