rtve X funarte


 Fala Galera!!!

O blog mãe resolveu dar um "plus" na tarefa sobre o projeto: Brasil Memória das Artes (acesse a tarefa aqui) e (acesse o site do projeto aqui). Para isso a gente teria que comparar a organização da documentação da funarte com a da rtve, uma rede de TV espanhola (acesse o site da rtve aqui).

E aqui vamos nós de novo! 

O projeto "Brasil  Memória das Artes" tem a intenção de digitalizar vários documentos de seu acervo e disponibilizá-los na internet para quem se interessar e o site da rtve fez algo parecido: disponibilizou na web várias fotografias, vídeos, documentários e reportagens sobre as séries e programas de tv que fizeram parte da história da emissora.
A principal diferença entre os dois sites é a contextualização da sua documentação. Todo o acervo da rtve  possui  informações como: descrição, data, produtores e participantes, além disso o agrupamento dos documentos é bem realizado. Tais dados fazem total diferença na hora da classificação e na hora da recuperação da informação  e é exatamente isso o que deixa a desejar no site do projeto da funarte. A busca no site da rtve se torna muito mais fácil por possuir essas informações, diferente do que acontece no site da funarte que agrupa uma documentação sem um critério eficiente desconsiderando datas e misturando acervos de salas, personagens importantes e atividades, exemplo: acervo Sala funarte, Cenário e Figurino, Nelson Rodrigues e Discos Projeto Almirante. Dessa forma um mesmo documento pode fazer parte de vários acervos, dificultando e muito a vida de um pesquisador.

Isso é tudo galera!!! Té mais!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário







Blog da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo professor André Lopez, cuja temática é sustentabilidade e meio ambiente. Além de trazer postagens sobre os temas mencionados, o site será utilizado para realizar tarefas da disciplina, desafios e o trabalho final.