Atividade dos Conceitos

O nosso conceito de PRESERVAÇÃO

Depois de pesquisar vários conceitos de autores diferentes sobre preservação, chegamos a esta definição:

PRESERVAÇÃO – conjunto de atividades que têm por objetivo diminuir os possíveis danos que os documentos podem ter e, assim, aumentar a vida útil dos mesmos, para isso são utilizados procedimentos para o melhor gerenciamento dos documentos. Esses procedimentos incluem a manutenção de aparelhos que regulam as condições físicas, químicas e ambientais dos documentos, manuseio, armazenamento, transporte e exposição dos mesmos.
 

Nossa experiência com a Atividade dos Conceitos

Dessa vez a atividade é : postar, no próprio blog, a experiência de como foi a realização da Atividade dos Conceitos.

 

 

A atividade dos conceitos foi bastante válida e nos instigou a procurar meios diferentes para achar os conceitos. No começo foi mais fácil, com o passar das semanas foi se tornando mais difícil, mas foi ótimo, pois conseguimos conhecer alguns teóricos que falam sobre o assunto, o que pode servir de referência para os próximos trabalhos que tenhamos que desenvolver. Também pudemos observar as diferenças nas definições dos diversos autores.



Atividade dos Conceitos


Fala Galera!

Bem, como explicamos no nosso primeiro post, nosso blog foi criado recentemente porque o primeiro grupo se separou. Por esse motivo a partir dessa semana nosso conceito também mudou, agora será: PRESERVAÇÃO. E aí vão mais três:

14/01

É o conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a proteção do patrimônio. (COSTA, Marilene Fragas. Noções básicas de preservação e conservação preventiva de documentos. Centro de Informação Científica e Tecnológica Biblioteca de Manguinhos - Laboratório de Conservação Preventiva de Documentos. 2003)

Conservação - é um conceito amplo e pode ser pensado como termo que abrange pelo menos três (3) idéias: preservação, proteção e manutenção.
Conservar bens culturais (livros, documentos, objetos de arte, etc) é defendê-lo da ação dos agentes físicos, químicos e biológicos que os atacam.
O principal objetivo portanto da conservação é o de estender a vida útil dos materiais, dando aos mesmos o tratamento correto. Para isso é necessário permanente fiscalização das condições ambientais, manuseio e armazenamento.
A preservação ocupa-se diretamente com o patrimônio cultural consistindo na conservação desses patrimônios em seus estados atuais. Por isso, devem ser impedidos quaisquer danos e destruição causadas pela umidade, por agentes químicos e por todos os tipos de pragas e de microorganismo. A manutenção, a limpeza periódica é a base da prevenção.
(CEDOC. Conservação/preservação de documentos. Disponível em: <http://vsites.unb.br/cedoc/conservacao.htm>. Acesso em: 08/01/2011)

Damos o nome de PRESERVAÇÃO ao conjunto de atividades - de cunho institucional - que incluem o gerenciamento do acervo no que diz respeito ao acesso e manipulação por parte de usuários, pesquisadores e funcionários; a guarda dos documentos; a manutenção das condições físicas e ambientais do edifício e do espaço de armazenamento; e o desenvolvimento de programas de investimento, etc. (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica. Preservação de documentos em papel - ciência e técnica a serviço da história. Disponível em: <http://www.abtg.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=257&Itemid=47>. Acesso em: 11/01/2011)


07/01


"Conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem directa ou indirectamente para a preservação da integridade dos materiais."
(CASSARES, N. C.; MOI, C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo : Arquivo do Estado: Imprensa Oficial, 2000.)

uma consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o Patrimônio. Resguardar o bem cultural, prevenindo possíveis malefícios e proporcionando a este condições adequadas de “saúde”. É o controle ambiental, composto por técnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposição."
(SÁ, Ivan Coelho de. Oficina de Conservação Preventiva de Acervos. Porto Alegre, Museu
Militar, CMS, 2001)

"Conjunto de medidas de gestão tendentes a neutralizar potenciais fatores de degradação dos bens culturais."
(SOARES, Talita de Almeida Telemberg. Manual de Conservação de acervos documentais e noções de restauração de documentos: Arquivo Público do Estado de Santa Catarina/Associação de Amigos do Arquivo Público/ SC, 1997.)

17/12

"Prevenção da deterioração e danos em documentos, por meio de adequado controle ambiental e/ou tratamento físico e/ou químico."
(Dicionário Brasileiro de terminologia arquivística, 2005, p. 135)

"Conservação: Ato ou efeito de promover a preservação e a restauração dos documentos."
(Dicionário Brasileiro de terminologia arquivística, 2005, p. 45)

"Preservação é o agir sob procedimentos que levam ao retardamento ou à prevenção de deterioração ou dos estragos nos documentos. No caso do suporte em papel, isso ocorre por intermédio do controle do meio ambiente, das estruturas físicas e dos acondicionamentos que possam mantê-lo numa situação de guarda estável."
SILVA, Iara Jurema Quintela Moreira da. A importância da conservação, preservação e restauração e os acervos bibliográficos e documentais em saúde coletiva. In: Bol. da Saúde, v. 15, n. 1, 2001, p. 29-36. Disponível em: <http://www.esp.rs.gov.br/img2/v15n1_04importancia.pdf>. Acesso: 13 dezembro 2010.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário







Blog da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo professor André Lopez, cuja temática é sustentabilidade e meio ambiente. Além de trazer postagens sobre os temas mencionados, o site será utilizado para realizar tarefas da disciplina, desafios e o trabalho final.