Certidões serão unificadas a partir de hoje...



A partir de hoje, a Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça juntamente com a Casa da Moeda e Ministério da Justiça, farão de forma padronizada as certidões de nascimento, casamento e óbito, com validade em todo o Brasil. Esse trabalho faz parte do projeto Certidões Unificadas, lançado no Ministério da Justiça.
O formulário para preenchimento dos documentos sairá da Casa da Moeda, será único e terá numeração, sendo que os cartórios definirão a finalidade do formulário e a numeração, mas estes números serão controlados pelo Ministério e pelo Conselho Nacional de Justiça.
O papel não será mais o papel A4 comum, esse papel será especial com marca d’água e microletras.
O Ministério da Justiça fez um contrato com a Casa da Moeda, em que este vai emitir os formulários com 15 itens de segurança que dificultam a falsificação dos documentos.
Sua impressão será processada da mesma maneira do Real, assim terá mais segurança quanto a evitar fraudes e irregularidades. Para isso os cartórios receberão kits (computador, sistema de impressão e certificação digital da Casa da Moeda) e seus profissionais serão treinados para desempenhar o trabalho.

Fernanda Cândido

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário







Blog da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo professor André Lopez, cuja temática é sustentabilidade e meio ambiente. Além de trazer postagens sobre os temas mencionados, o site será utilizado para realizar tarefas da disciplina, desafios e o trabalho final.