Quem está a favor do Meio Ambiente e comunidades locais?


Vocês sabiam que:

- De acordo com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na Bacia do Rio Xingu?
- no segundo EIA (Estudo de Impacto Ambiental) o MMA aprovou o projeto.
- Especialista e comunidades locais debatem até hoje sobre os impactos socioambientais da construção.
- O presidente do IBAMA era contrário a construção, e o que aconteceu? FOI EXONERADO.

Resumo dessa história que teve início em fevereiro de 1989, em Altamira, no Pará, com a realização do I Encontro dos Povos Indígenas no Xingu: 

"Realizado entre 20 e 25 de fevereiro de 1989, em Altamira (PA), o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, reuniu três mil pessoas - 650 eram índios - que bradaram ao Brasil e ao mundo seu descontentamento com a política de construção de barragens no Rio Xingu. A primeira, de um complexo de cinco hidrelétricas planejadas pela Eletronorte, seria Kararaô, mais tarde rebatizada Belo Monte. De acordo com o cacique Paulinho Paiakan, líder kaiapó e organizador do evento ao lado de outras lideranças como Raoni, Ailton Krenak e Marcos Terena, a manifestação pretendia colocar um ponto final às decisões tomadas na Amazônia sem a participação dos índios. Tratava-se de um protesto claro contra a construção de hidrelétricas na região.

Em 2008, 19 anos depois, realizou-se em Altamira o II Encontro dos Povos Indígenas do Xingu e daí nasceu o Movimento Xingu Vivo para Sempre." (continua...)



Fernanda Cândido

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

AUGUSTO LITRAN – (61) 3627-8064/ CRECI : 16.782 GO disse...

Amigos passo aqui para parabenizá-los pelo Blog e aproveito para informar que está no ar o site do CEDOC/UnB.

http://www.cedoc.unb.br

Postar um comentário







Blog da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo professor André Lopez, cuja temática é sustentabilidade e meio ambiente. Além de trazer postagens sobre os temas mencionados, o site será utilizado para realizar tarefas da disciplina, desafios e o trabalho final.