Desafio - Mudança do Arquivo Nacional

A atividade era dividida em três partes:


1-Assistir ao debate de hoje, na FCI, sobre a situação do Arquivo Nacional:

“O papel do Arquivo Nacional nas políticas de informação do Estado brasileiro: desafios e perspectivas”.

2-Localizar na web o documento que promove a mudança do AN para o Ministério da Justiça.

3-Realizar: 
-> análise diplomática do referido documento (não esquecer de indicar o nome da espécie documental);

O documento que a gente (e a maioria dos outros blogs) encontrou foi esse vídeo:


O vídeo mostra o Ministro-Chefe da Casa Civil - Antônio Palocci - Fazendo seu discurso de transmissão de cargo. Nesse discurso ele anuncia que, por determinação da Presidente Dilma Russef, algumas funções da casa civil seriam restauradas (desvinculadas) para dar "maior funcionalidade a áreas estratégicas do governo". Acontece meus amigos, que isso inclui o nosso Arquivo Nacional... O AN voltaria a fazer parte do Ministério da Justiça. Pelo visto tanto a Dilma, quanto o Palocci não consideram o AN "ESTRATÉGICO"...


-> análise tipológica (não esquecer de indicar o nome do tipo documental, para isso precisa repetir o nome da espécie E indicar a função do documento);


Análise Diplomática:

Denominação do Documento: Vídeo da transmissão de cargo do Ministro-Chefe da Casa Civil.
Espécie: Vídeo de transmissão de cargo
Gênero: Audiovisual
Data Tópica: Brasília
Data Cronológica: 02/01/2011
Suporte: Meio Digital
Forma: Original Múltiplo
Formato: Videográfico
Idioma: Português
Linguagem: Formal/Oficial

Análise Tipológica:

Espécie: Vídeo de transmissão de cargo
Entidade Produtora: Usuário do Youtube
Entidade Reprodutora: Youtube
Entidade Receptora: Pessoas com acesso à Internet e ao Youtube
Função: Para o Youtube -> Disponibilizar o vídeo aos usuários interessados e arrecadar dinheiro com patrocínios.
Para o Arquivo Sustentável -> Parte do Desafio semanal proposto pelo professor. Vídeo comprovaria a transferência do AN para o Ministério da Justiça, tópico 2 do desafio.
Para o usuário do Youtube -> Divulgar o vídeo de transmissão de cargo do Ministro-Chefe da Casa Civil e as medidas que ele divulgou em seu discurso.
Descrição: Vídeo de transferência de cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil em que Antônio Palocci discursa anunciando uma série de medidas, determinadas pela Presidente Dilma Russef, para dar maior funcionalidade a áreas estratégicas do governo.
Trâmite: Vídeo gravado e transmitido por emissora de TV, copiado por um usuário do Youtube e reproduzido no site de vídeos Youtube.
Público Alvo: brasileiros e estrangeiros interessados na política interna do Brasil.

-> discutir em que medida tal modificação afetaria o arquivo do blog de seu grupo.

Discutimos dois pontos de vista, acreditamos que o Arquivo Nacional ficando fora da Casa Civil ele também ficará longe de escândalos e das frequentes mudanças que a Casa anda sofrendo. Com isso, os arquivos referentes ao meio ambiente ficariam menos suscetíveis a esses escândalos.
Por outro lado, vemos que a volta do Arquivo Nacional para o Ministério da Justiça pode demonstrar uma menor importância com os arquivos, já que o que levou as anteriores mudanças do AN para diferentes estruturas administrativas (Ministério da Justiça, Ministério da Cultura e Casa Civil , etc) foi a consciência da importância dos arquivos para o país, o que reflete a sua cultura.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário







Blog da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo professor André Lopez, cuja temática é sustentabilidade e meio ambiente. Além de trazer postagens sobre os temas mencionados, o site será utilizado para realizar tarefas da disciplina, desafios e o trabalho final.