Post Desafio

Anúncio Hyundai


Levando em consideração que a figura acima, publicada na Revista Veja do mês de dezembro do ano de 2010, é o anúncio de um modelo ‘Azera’ da marca Hyundai e que um leitor, interessando na proposta, tenha recortado o anúncio, responda:

- Quem é o produtor do documento? Quem é o titular do documento?
O Documento muda de produtor de acordo com o contexto, então:
Contexto da Hyundai
Produtor: Departamento de marketing da Hyundai
Titular: Hyundai
Contexto da revista
Produtor: Departamento comercial (que negociam sobre o anúncio a ser colocado na revista)
Titular: Revista
Contexto do Leitor
Produtor: Leitor
Titular: Leitor

- Qual a forma do documento?
Contexto da Hyundai: Original
Contexto da revista: Original Multipla
Contexto do Leitor: Original

- Qual a função que o documento exerce (nos vários contextos)?
Contexto da Hyundai: anunciar o produto da marca Hyundai
Contexto da revista: anunciar o produto da marca Hyundai
Contexto do Leitor: registro da oferta do produto da marca Hyundai

O leitor, ao chegar à loja da Hyundai, descobre que a oferta anunciada não pode mais ser cumprida. Insatisfeito, o leitor dirige-se a um cartório para autenticar a cópia do anúncio da revista e procura o Procon para fazer uma reclamação. Ao chegar ao local, o atendente solicita o preenchimento de um documento de reclamação, a cópia do anúncio e uma cópia de seus documentos pessoais, formando assim um dossiê. De acordo com os conceitos apresentados por Luciana Duranti, responda:

- A cópia autenticada é diplomaticamente e legalmente autêntica? Justifique.
Sim, pois a cópia estando autenticada constata que o documento copiado permanece com as mesmas estruturas do documento original, possuindo assim legalidade, sendo assim uma prova legal.

- Podemos afirmar que o anúncio publicado na revista continha informações falsas, uma vez que o vendedor não pode realizar a venda do veículo alegando que o valor apresentado estava abaixo do preço tabelado? Justifique.
Sim, podemos afirmar que o anúncio publicado na revista continha informações falsas, mas apenas se não constatarmos que algumas informações que podem ocultadas, como validade do período da promoção. Pode ter ocorrido também a falta de informação do vendedor sobre o anúncio em questão.

Alguns anos depois, um pesquisador sobre a história do marketing no Brasil se depara com o anúncio na revista Veja. Quando está quase finalizando sua tese de doutoramento baseada neste documento, um amigo seu, que é arquivista, localiza o processo de reclamação, faz algumas cópias e, tentando ajudar, as distribui para o pesquisador, para o orientador deste e para os professores que irão compor a banca avaliadora do doutoramento. Responda:

- Como fica, a partir dessas cópias, a autenticidade histórica do anúncio?
Uma vez que o produto não foi vendido devido a erro no valor anunciado podemos dizer que não há autenticidade histórica, mas tem que se levar em consideração o que está sendo estudado pelo doutorando: pois o anúncio existiu, foi divulgado e constituiu um processo.

- Qual seria o plano de classificação original, de onde o amigo arquivista fez as cópias?
O processo estaria na área-fim do PROCON, junto com outros processos de reclamação, mas poderia estar na série de reclamações solucionadas a favor do reclamante ou do reclamado.

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Blog da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo professor André Lopez, cuja temática é sustentabilidade e meio ambiente. Além de trazer postagens sobre os temas mencionados, o site será utilizado para realizar tarefas da disciplina, desafios e o trabalho final.