Trabalho Final - Contextualização

Contextualização
Levando-se em consideração as atividades desenvolvidas pela ONG, buscamos documentos conexos, que pudessem auxiliar no entendimento dos processos realizados por ela. Os documentos selecionados para a análise possuem uma característica básica citada por Duranti (1994) que é o inter-relacionamento,
[...] os documentos são interdependentes no que toca a seu significado e sua capacidade comprobatória. Em outras palavras, os documentos estão ligados entre si por um elo que é criado no momento em que são produzidos ou recebidos, que é determinado pela razão de sua produção e que é necessário à sua própria existência, à sua capacidade de cumprir seu objetivo, ao seu significado, confiabilidade e autenticidade. (DURANTI, 1994, p.3).

            Os documentos estão relacionados da seguinte forma: Estatuto  -> CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social), documentos necessários para o funcionamento legal/administrativo da Instituição. Qual a função da ONG? Elaborar e executar projetos pertinentes ao assistencialismo social vinculados à preservação ambiental. Visando a realização de dessa função, a ONG precisa de profissionais contratados e voluntários o que gera o formulário de inscrição de voluntários. Depois de selecionados, esses profissionais fazem estudos e selecionam projetos relevantes para que a ONG financie e/ou execute, entre os documentos ligados a essa atividade temos o formulário de seleção de projetos. Com a proposta de projeto selecionada, partimos para a execução do próprio projeto. Ao longo do desenvolvimento do projeto são elaborados documentos que demonstram o monitoramento das atividades, entre eles estão os relatórios. A execução do projeto levanta questões que podem ser interessantes para serem debatidas entre a sociedade e teóricos da área, além disso, temos palestras, seminários, oficinas, reuniões para esses debates, esses eventos são divulgados em sites, banners, folders, entre outros. Essa divulgação é essencial para atrair voluntários e colaboradores que auxiliarão o trabalho da ONG.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário







Blog da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo professor André Lopez, cuja temática é sustentabilidade e meio ambiente. Além de trazer postagens sobre os temas mencionados, o site será utilizado para realizar tarefas da disciplina, desafios e o trabalho final.